Jornais identificam ativista de direita americano como um dos primeiros a espalhar na web documentos da campanha de Macron roubados por hackers
“Ativistas de extrema-direita americanos promovem o ataque cibernético contra Macron”, diz a manchete deste sábado (6) do New York Times.
Segundo o jornal, os mesmos grupos que participaram da campanha de Donald Trump agora tentam influir na eleição francesa em favor de Marine Le Pen.
Tanto o New York Times quanto o jornal francês Le Monde identificam o ativista de direita americano Jack Posobiec como um dos primeiros a espalhar na internet os documentos da campanha de Macron roubados por hackers.
O interesse nos Estados Unidos pela eleição na frança é intenso. O presidente Trump, que elogiou Le Pen antes do segundo turno, não declarou apoio a ela. Quem tentou influir na eleição francesa foi o ex-presidente Barack Obama.
Obama divulgou um video dizendo que a eleição na frança é muito importante para a Europa e para o mundo. No final diz em francês o nome do partido de Macron, Em marcha, e viva a França.
Os franceses que vivem nos Estados Unidos e no Canadá fizeram fila neste sábado (6) para votar. No primeiro turno, nos dois países, Macron ganhou de Le Pen com grande vantagem.
Fonte; Globo.com