O maior grupo de defesa de imigração de New York quer gastar US $ 1 milhão para convencer os legisladores do estado a permitir que imigrantes em situação irregular obtenham carteira de motorista enquanto o presidente Donald Trump reprime a imigração ilegal nos Estados Unidos.

O New York Immigration Coalition (NYIC) planeja aumentar seus esforços de lobby e investir no mínimo US $ 1 milhão em TV, rádio e anúncios direcionados em mídias sociais, de acordo com informações divulgadas pelo New York Daily News na segunda-feira (14). Esta poderia ser a maior campanha promovida pelo grupo.

“Nosso objetivo é atingir todos os legisladores no estado de NY”, disse o diretor-executivo da NYC, Steven Choi, segundo o NY Daily News. Ele acrescentou que permitir que se imigrantes indocumentados conseguirem carteira de motorista, isso tornaria as estradas mais seguras, diminuindo o número de motoristas sem licença. A política também ajudaria a reduzir os custos do seguro de automóvel para os nova-iorquinos, embora não esteja claro como isso aconteceria.

Cerca de 265 mil pessoas se beneficiariam da iniciativa proposta pelo NYIC, informou o NY Daily News.

“Se o Governador Andrew Cuomo está procurando proteger os imigrantes de Donald Trump e da administração federal, como ele diz, esta é a política número um que podemos adotar”, disse Choi.

O ativista criticou Trump por fechar o governo depois que os democratas e republicanos não conseguiram comprometer US$ 5 bilhões para construir um muro na fronteira entre os EUA e o México.

” birra de Trump sobre seu ridículo muro fronteiriço demonstra claramente que ele está moralmente falido e é irresponsável”, disse Choi em comunicado em 8 de janeiro.

Cuomo, um democrata, tem apoiado políticas progressistas sobre a imigração, incluindo a criação de um DREAM Act para o estado, que permitiria que os filhos de imigrantes indocumentados recebessem ajuda estatal de ensino para a faculdade. Ele também perdoou imigrantes em situação ilegal com históricos criminais.

Doze estados, incluindo Califórnia, Illinois e Maryland, oferecem carteiras de motorista para imigrantes indocumentados, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais.



Fonte: Redação - Brazilian Times