Algumas empresas aéreas internacionais já oferecem serviços que permite ao passageiro acompanhar sua bagagem, evitando assim problemas com extravios.

A companhia aérea Qatar Airways acaba de lançar um dispositivo que funciona através de GPS e permite aos passageiros acompanharem o trajeto da mala despachada desde o momento do despacho até a entrega da bagagem. Por um aplicativo e pelo site da companhia no setor de “Track My Bags”, basta informar o código fornecido na hora do check-in.

Por enquanto, esta opção está disponível apenas para quem despacha a bagagem no Aeroporto Internacional de Doha.

Na Delta Air Lines, é possível realizar o rastreio da bagagem de qualquer aeroporto do mundo, do check-in à esteira pelo aplicativo Fly Delta, informando o código na etiqueta de bagagem colocada pela companhia.

 

Mala com bluetooth

O rastreamento também é possível através de tecnologias das próprias malas. Recentemente, a empresa Indie Gogo criou uma bagagem que, através de sinal de bluetooth, é controlada pelo celular e segue o passageiro. Apesar de não ser tão útil para bagagens despachadas, pode ajudar a evitar casos de perda ou furto antes da viagem.

Há também o TrakDot – um dispositivo que, através de SMS e email, informa a localização exata da bagagem. O LugLocTrack, da LugLoc, funciona de forma semelhante só que, em vez de o usuário receber mensagens de texto, acompanha a localização da bagagem pelo aplicativo.

 

Dispositivos que já funcionam para rastreio:

Trakdot.Funciona com sinal GSM e precisa de pilhas AA.trakdot.com.br

Lugloc.Também funciona com sinal GSM. O carregador é USB.lugloc.com

Tempo.Rastreador por GPS.tempocases.com

Blue smart.Mala que já vem com rastreador embutido.bluesmart.com

Super Smart Tag.Etiqueta inteligente com rastreador.supersmarttag.com

Okoban.Etiqueta com rastreador.okoban.com

Fly Delta.Aplicativo da companhia aérea Delta, que permite o rastreamento da bagagem.delta.com

Aspenta.A empresa desenvolveu o rastreador Vectu Max, para ser colocado na mala, e que usa tecnologias GSM e GPS. Pré-venda no site aspenta.com.

 

Fonte; gazetanews.com