3:10 am - Domingo Julho 21, 2019

Kosher ou Kasher o que é? O que significa e como contratar?

4378 Viewed
O que é kosher

Kosher ou Kasher significa “apropriado”, “adequado”.

Muitos perguntam qual é a diferença entre kosher e kasher e a verdade é que ambas as palavras têm o mesmo significado. A diferença na pronúncia está vinculada à região, sendo que no hebraico israelense se pronuncia kasher e nos EUA é muito utilizada a pronúncia kosher.

As leis de kashrut tem origem na Bíblia judaica (Torá) e do Talmude (coleção de livros que dá origem ao código de leis judaicas, inclusive sobre o comportamento alimentar).

Segundo consta nestes livros, uma série de alimentos ou misturas dos mesmos não podem ser consumidos pelo povo judeu.

Hoje em dia existem muitas informações disponíveis na web sobre a dieta judaica.

Com o passar do tempo surgem novos produtos e tecnologias. Contudo, a Bíblia é viva e podemos aprender nela sobre as novas tecnologias. Os Rabinos Legisladores nos definem como se pode utilizar as mais variadas tecnologias modernas e quais produtos estão de acordo com a norma da Torá.


Para que serve o Kosher?

Termo usado para denominar um alimento que está de acordo com as normas da dieta milenar da Torá (Bíblia) seguida pelos judeus. Este termo é mundialmente usado por judeus e não judeus, e estes alimentos tem sido cada vez mais procurados, pois ao atenderem normas milenares de alimentação e sendo controlados e fiscalizados por supervisores rabínicos, ganham mais credibilidade perante os consumidores.

Antigamente, o kosher era uma prática caseira, onde cada pessoa, e mais comumente as donas de casa, conheciam as regras e as aplicavam na hora da aquisição e do preparo dos alimentos. Com a industrialização, muitos alimentos passaram a ser processados em indústrias, deixando o consumidor duvidoso quanto aos ingredientes e ao processo de fabricação dos alimentos. Em primeira instância, o consumidor kosher não se tornou um cliente das indústrias, continuando a fazer tudo em casa.

Contudo, a modernização continuou avançando e o estilo de vida das famílias foi sofrendo alterações, chegando à atual realidade, onde as pessoas tem cada vez menos tempo, quase não entram na cozinha, as mulheres trabalham cada vez mais, e a tentação aos produtos que a mídia e as prateleiras dos supermercados oferecem aumenta cada vez mais. Hoje, há uma real necessidade em saber se os produtos industrializados são ou não kosher.

Em alguns países, esta demanda foi suprida há décadas, como no caso dos EUA, onde quase todo produto que pode ser kosher, tem o logo do kosher impresso em sua embalagem. Diga-se de passagem, que nos EUA a grande maioria dos consumidores kosher nem são judeus, os quais acreditam que os mesmo são melhores ou mais garantidos. Em Israel, diversos países da Europa e Argentina, entre outros, este mercado também é muito desenvolvido.

No Brasil, com uma comunidade judaica bastante representativa, este mercado começou a crescer com alto nível com a chegada da GLOBAL KOSHER uma agencia de Nova Iorque responsável pela avaliação e fiscalização dos alimentos, que segue o padrão mundial das certificadoras kosher. Assim, a comunidade está sendo melhor servida, as indústrias passaram a atender mais um nicho de mercado e todos estão mais felizes

O que é certificação kosher?

Todo o alimento para poder ser consumido pelos seguidores da Torá precisa ser kosher. Como saber se todo o processo de fabricação segue as normas da kashrut (sistema kosher)?

Para isto, surgiram as certificadoras kosher como o GLOBAL K (Global Kosher) fundada em Nova Iorque nos Estados Unidos, mas que atua também em Israel, Europa e America Latina, principalmente o Brasil que é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

Uma agencia de certificação Kosher/Kasher desempenha a tarefa de avaliação e certificação das indústrias alimentícias. Verificam os insumos e suas procedências, o processo de fabricação, assim como a eventual influência de outros produtos e linhas de produção dentro da fábrica.

Por que certificar? 

As empresas hoje tem percebido que a certificação kosher amplia o número de clientes e proporciona maior aceitação no mercado em especial quando se deseja exportar o produto em especial a países como Israel, E.U.A., Argentina e outros países europeus onde é necessário ou bom ter certificação kosher.

Hoje há um aumento de consumo kosher ao redor do mundo. Estudos demonstram que o consumidor enxerga a alimentação kosher como uma alimentação de maior qualidade. Além do mais a indicação “parve” em produtos kosher demonstra a ausência de carne ou leite no produto, o que abre o mercado para o consumidor vegetariano ou àqueles que tem certa intolerância à lactose. (Aqueles com forte intolerância, devem verificar se o produto é isento de traços de leite.)

A alimentação kosher não só atende a religião judaica como também acaba por atender preceitos da religião adventista ou mesmo é escolhida por aqueles que simplesmente buscam mais um selo de qualidade. Se a sua empresa pesquisou e percebeu que o certificado kosher pode favorecer o produto, a GLOBAL KOSHER disponibiliza toda uma estrutura que possibilita a realização da certificação. Alem de incluir o teu nome e tua marca no GLOBAL KOSHER MAP com produtos koshers do mundo inteiro.

Como contratar uma empresa de buffet para minha festa de casamento, bar-mistvá ou bat-mitzvá Kosher? 

Escreva uma mensagem que pode ser em português mesmo, para Admin@GlobalKosher.Org

Quer saber mais sobre a dieta bíblica judaica?

Visite a pagina de web e clique em DIETA BICLICA KOSHER

Venda de Carne Casher Aumenta no Reino Unido

Um em cada dez jovens brasileiros sofre de hipertensão arterial

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of