Alex Michoel é a nova sensação da música judaica no Brasil. Seu novo single (cover) foi gravado na Sinagoga Shaar Ha Shamayim em Belém, Pará – Brasil.

Alex Michoel que ja morou nos Estados Unidos, onde adquiriu experiência e um pouco da influencia da musica America, agora cantando em hebraico, esbanja talento nos palcos de eventos judaicos por todo o Brasil.

Adon Olam (hebraico: אֲדוֹן עוֹלָם; “Eterno Senhor” ou “Soberano do Universo”) é um hino estritamente métrico na liturgia judaica escrito em linhas de oito sílabas; mais precisamente, cada linha é composta de dois segmentos de um yated e 2 tenu’ot, o que na verdade faz 8 sílabas. Tem sido uma parte regular da liturgia diária e do Shabat (Sabbath) desde o século XV.

Sua autoria e origem são incertas. É frequentemente atribuída, pelo menos provisoriamente, a Solomon ibn Gabirol (1021-1058), que é conhecido por sua poesia hebraica, mas não há evidência sólida além da qualidade deste hino e a língua parece ser mais antiga. Também foi atribuído a Rav Hai Gaon (939-1038) e até mesmo ao sábio talmúdico Yohanan ben Zakkai. Embora sua dicção indique antiguidade, ela não se tornou parte da liturgia matutina até o século XV.

Discografia

Vídeo musical oficial com novo artista: Michoel Tavares
Adon Olam: Da liturgia judaica tradicional por Solomon Ibn Gabirol (por volta do século 11).
Música: “Viva la vida” escrita por Coldplay.
Capa de: Alex Michoel Tavares
Produção de Vídeo: Unger Productions
Edição de vídeo: Moises Unger
Assistentes: David G. Zagury e Pedro Unger
Faixa registrada @soniquestudio
Agradecimento especial: Mejer Agroflorestal e Sinagoga Shaar Ha Shamayim.